11 999152290 / Psicólogo CRP-6-86344 / psico.esporte10@gmail.com

 

 (Há) A  cura para a depressão (?).

A possibilidade de uma “melhora mais permanente” (leia-se: cura da depressão)  exige um trabalho em longo prazo, cuidadoso, delicado, complexo, com avanços e recuos. Por isso, qualquer coisa diferente disso, seria acreditar em pensamentos mágicos, irreais, infantis.

A depressão é um estado  não desejado que assola milhões de pessoas hoje. E quando alguém vem ao psicólogo buscar ajuda, e com a questão de se a depressão tem cura, normalmente já recebeu o diagnóstico de um psiquiatra, já passou por algumas crises depressivas, já vem tomando anti-depressivos há algum tempo, há todo um histórico vivido com a depressão.

Desse modo, partir de sua chegada ao nosso consultório e com o início da terapia, a pessoa começa um processo de cura da depressão, de transformação da pessoa para a positividade, criatividade, vitalidade, de compromisso com a vida, com o viver.

A depressão tem razões psicológicas da própria pessoa, das pessoas com quem ela convive, de seu estilo de vida – seus hábitos – e obviamente é sobre sentimentos que se tem que trabalhar, de como ela responde afetivamente a todos os fatores presentes em sua vida.

Curando a depressão: “Não apresse o rio, ele corre sozinho”

O processo de cura da depressão pede um trabalho intenso nos próprios sentimentos e no chamado “mindset” – nas nossas crenças -, nos pensamentos que temos sobre nós mesmos e sobre o mundo em geral – nossa visão de mundo precisa ser re-examinada, nosso conceito sobre nós mesmos precisa ser olhado com cuidado. Tarefa árdua, desafiadora, mas possível: pois é disso que se trata a terapia.

Portanto, não há solução rápida, não há um comprimido com que se cure a depressão.  Os medicamentos são utilizados para estabilizar o quadro médico, e a fim de se possa realizar a psicoterapia.

A terapia para depressão.

Repetindo, a terapia para depressão é uma tarefa trabalhosa, é um desafio tanto para a pessoa quanto para o psicólogo.  O trabalho afetivo realizado é intenso, e deve ser realizado por vários meses e mesmo por alguns anos, por tempo indeterminado.

Assim, fica claro que a terapia para  depressão tenha semelhança no aspecto temporal com  a  “educação permanente”, na qual entre idas e vindas, percorre a vida inteira da gente.

E, da mesma forma que os  processos de tratamento para dependentes químicos , é preciso que  a pessoa deprimida queira sair do estado em que se encontra, a fim de  se faça a terapia. Ninguém coloca-se em processo terapêutico se não desejar, ainda mais em um processo para sair da depressão.

Portanto: o desejo para ficar bem na pessoa é fundamental para que se faça a travessia.

Como é a terapia para depressão aqui?

Inicialmente, o trabalho feito aqui é de conversa e escuta: o atendimento clássico em consultório. Muito importante sempre, ao longo de todo o processo.

Contudo é altamente recomendável que, com o tempo, a pessoa passe a fazer as meditações e alguns trabalhos corporais –  que são leves e de grande adaptabilidade para diferentes idades e condições de saúde.

Eles acontecem  com música e ludicidade.

Lembrando que a ciência afirma e reafirma repetidamente a importância desses trabalhos de corpo como medicamento natural e poderoso para sair da depressão.

 Algo muito importante: amor e amizade em sua vida.

Busque um(a) terapeuta, um(a) psicólogo(a) que você goste.

99% do encaminhamento do processo de terapia está na  relação entre vocês.

 

Bem-vindo(a)s! 

Entrem em contato para agendar consultas/sessões, para esclarecer dúvidas, para saber sobre os métodos que utilizamos, as meditações de Osho e tudo mais.

Abraços! Marcelo

 

 

 

Exercício físico para ansiedade e depressão: funciona mesmo?

Tire suas dúvidas sobre se exercício físico funciona para ansiedade e depressão com o Marcelo Prahas, psicólogo #MinhaVidaAoVivo

Posted by Minha Vida on Monday, September 16, 2019

Como Agendar (11 55 999152290):

  1. Via Fone/WhatsApp fale ou deixe recado para que se retorne.
  2. Você terá sessão de 20-30 min 100% gratuita: sobre você, horários e valores.
  3. Se preferir utilize o Formulário.

(Recebo mensagens 24/7: 24 horas nos 7 dias da semana e feriados!) 

Psicologia Clínica

Sessões e Terapia para ansiedade, medos, angústia, depressão, luto, solidão, isolamento,  relacionamento, família, conflitos, momentos difíceis, crises, sexualidade. Atendimento facilitado durante a crise do Covid-19.

Psicologia do Esporte

Para atletas profissionais e em formação. Todas as modalidades.

 

Share This
× WhatsApp