Entre em contato pelo Tel./WhatsApp: 55 11 999152290.

Psicoterapia e medicamento são objeto de contusão muitas vezes.

Diversas pessoas, normalmente leigas, que buscam ajuda para sua saúde afetiva e mental,  creem que ir ao psiquiatra e tomar os remédios prescritos já é o suficiente para resolver seu problema.

Por isso, é sempre importante lembrar e reforçar a idéia de que os medicamentos psiquiátricos (os famosos tarja preta) não curam, apenas suavizam os sintomas, amenizam a dor, ou controlam momentaneamente os pensamentos  desorganizados e os sentimentos  de sofrimento psíquico.

Para que haja a melhora, para que o quadro de saúde emocional e mental seja  modificado, é necessário que se faça terapia. Sem psicoterapia/terapia não há melhora do quadro de forma permanente.

E é possível com o mesmo médico psiquiatra que prescreveu os remédios  fazer a terapia?

É possível fazer sua terapia com um médico psiquiatra, para isso, ele deve ser além de médico, também psicoterapeuta. Alguns psiquiatras atuam nas duas áreas, mas a maioria deles trabalha apenas na prescrição dos medicamentos, deixando a terapia a cargo de outros profissionais.

Normalmente, os psicoterapeutas, os profissionais que trabalham com a terapia, são os psicólogos formados nas universidades e no curso de Psicologia – uma vez que grande parte da ciência psicológica se dedica ao desenvolvimento de teorias e métodos psicológicos de cura, formando os profissionais mais  adequados à arte da  psicoterapia.

Dessa forma, tenha um bom psiquiatra em mãos, para que os aspectos urgentes, agudos de sua dor afetiva sejam tratados nas fases intensas de sofrimento psíquico, e faça sua terapia com o psicólogo ou psicoterapeuta de sua preferência; pois as curas psíquicas pedem processos de psicoterapia, e não apenas os paliativos dos medicamentos comprados na farmácia.

E isso é um dado médico, um esclarecimento sobre a necessidade de terapia nos casos de sofrimento psicológico: é um dado sobre a necessária complementariedade entre medicamentos e psicoterapia.

Psicoterapia é fundamental para a cura psíquica. O remédio do psiquiatra é o paliativo necessário, a cura reside na psicoterapia.

Pin It on Pinterest

× *