Treinamento Mental

Sabedoria Natural

Treinamento Mental é fundamental para vencer. No esporte profissional todos os campeões sabem disso e o utilizam.

O que sempre chamou minha atenção foi a naturalidade com que ele é feito, com que ele acontece.

Há pouco mais de 30 anos, quando eu me preparava para as competições, alguém trouxe a idéia de fazermos o tal treinamento mental. E o descreveu: você fecha seus olhos, relaxa profundamente, e imagina a si mesmo em cada fase da preparação, visualizando o êxito e sucesso de cada fase de seu processo preparatório, até o momento da competição, o enfrentamento das tensões, o confronto físico e psicológico, faça com que cada detalhe seja vivido mentalmente, desde a colocação da roupa no vestiário até o ato de cruzar a linha quebrando seu recorde pessoal e vencendo a prova – cada passo vivido mentalmente, imaginado detalhadamente, gesto a gesto, intensamente .

O que me surpreendeu – e nessa época eu ainda era adolescente – é que ali não havia nenhuma novidade! Era impossível parar de pensar nos treinamentos e nas competições desde que eu começara a treinar.

Era possível esquecer de fazer alguma tarefa escolar, mas deixar de querer e mentalizar e imaginar o sucesso nos treinamentos e a vitória futura nas competições, jamais! Isso acontecia mesmo que eu não quisesse.

Como já disse em outro textos, o ser humano é um ser desejante.  O sujeito epistemológico de Freud, pai da psicanálise: as coisas que desejo me definem.

O treinamento mental é fundamental para que o campeão vença. Mas, para que o treinamento Mental seja profundo e eficaz, e preciso que o desejo seja igualmente profundo.

Do Fundo do  Coração

O atleta necessita ter muito claro o que quer, o que deseja de verdade.

Assim, as técnicas de treinamento mental acontecerão, mesmo sem saber que elas existam. Não há técnica mental que substitua a clareza sobre o próprio desejo.

Nessa busca, nesse encontro do que se quer de verdade, é que pode ser importante o trabalho do psicólogo no esporte.

Até mesmo para que se descubra o que não se quer, e que não se perca tempo nessa vida breve.

Share This