11 999152290 (CRP-6/86344) Terapia e Psicologia do Esporte psico.esporte10@gmail.com

O Profissional

Psicólogo do Esporte e Psicoterapia , Meditação e Saúde.

Marcelo, psicólogo

 

Psicólogo graduado no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP)

 

Psicoterapia para adultos, casais, famílias, adolescentes e crianças.

Psicologia do Esporte para atletas profissionais e em formação.

 

Fontes formais e informais de formação em psicologia, meditação, terapia e esporte:

  • UTA Institut, Colônia/ Alemanha (de 1992 a 1998)
  • One Life (França e Alemanha, de 1994 a 2014)
  • Osho International Meditation Resort / Índia (1993 a 2020),
  • Osho Humaniversity Holland (1993 a 1997)
  • Graduação em Psicologia Clínica na USP/2005
  • Consultório particular desde 2006. 
  • Atleta Marcelo Moreira Palma,  participante dos Jogos Olímpicos de Seul/88 e de Barcelona/92. 
  • Responsável por um Osho Info Center, centro de meditação, sob licença da Osho International Foundation
  • Consultório no bairro Sumaré, em São Paulo/SP.

 

Abordagem humanista.

Atendimento Online e Presencial.

Contato: 55 11 999152290

 

Psicólogo do Esporte Marcelo Moreira Palma, trazendo medalha para o Brasil quando atleta.

Biografia

Nasci em São Paulo/SP, em 02.06.1966, onde vivi até os 9 anos de idade, quando a família mudou-se para Porto Alegre/RS. Papai: advogado e contabilista; mamãe: advogada e música.

Até os 19 anos vivi em Porto Alegre.

Cidade onde iniciei o curso de psicologia na Universidade Federal do RGS – abandonando o curso em 1985, no segundo ano, e retomando-o depois de quase 20 anos na USP, onde viria a concluir o curso de Psicologia.

Quando deixei Porto Alegre, o esporte já fazia parte de minha vida: o futebol até os 13/14 anos – fomos campeões da cidade contra a equipe do S.C. Internaciomal; e depois o atletismo: no ano que deixei o Sul, fui campeão sul-americano juvenil e dois anos depois estaria nos Jogos Olímpicos de Seul/1998.

Nesse espaço de tempo de quase  20 anos, estive em dois Jogos Olímpicos como atleta, e corri o mundo ( USA, Cuba, Coréia, Japão, América do Sul, praticamente todos os países da Europa Ocidental, ) em competições  que encerraram em 1992.

Após os Jogos Olímpicos de Barcelona, cansado de tanto esporte, fui viver outras coisas nessa vida curta.

Vivi na Alemanha de 1992 a 1998  – ( “Sete anos no Tibet”, ou: “O Haití é aqui”… como cantaria Caetano Veloso) – onde entrei em contato com técnicas de meditação e terapia de diversos matizes; também devido a proximidade com a  Holanda e  a França onde haviam centros de crescimento humano interessantes.

Uma curta viagem à India (Delli, Old Delli, Kulu-Manali, Dharamshala) de  3 semanas, 3 meses após os Jogos Olímpicos de Barcelona de 92,  e após 2 meses carregando móveis na Alemanha, recolocou-me em contato com Thubten Wangchen (um velho amigo)  e a cultura tibetana; sendo também esta viagem a porta de entrada para o mundo de Osho, na Little Pune, quando de volta a Colônia/Alemanha.

Retornei ao Brasil em 1998, retomei estudos, primeiro Letras/Inglês (FMU) e, depois, Linguística (USP), iniciando em 2002 a graduação no Instituto de Psicologia da USP – curso concluído em 2006.

Desde 2005/2006, após a graduação em psicologia, novas viagens Europa e  à India ocorreram, e novos elementos puderam ser agregados  ao trabalho.

 Hoje, além do consultório, trabalho como concursado em um órgão público federal (Não Quem Indica!), cultivo pequenas mudas de arvores nativas de grande porte (não por hobby, não por trabalho, mas apenas uma questão estética).

O consultório funciona à noite. Psicoterapia para adultos, casais, adolescentes… crianças podem ser atendidas de dia, contudo.

E o trabalho em psicologia esportiva segue dinâmica própria, mesmo quanto a horários e agendamentos.

Vivo com minha companheira, que é também como eu uma antiga sanyasin do Osho e psicóloga, desenvolvendo seu trabalho de psicologia clínica  em São Paulo/SP, com extremo brilhantismo.

Sou poliglota: “enrolo” em Alemão, Inglês, Espanhol; balcucio algumas palavras em Francês, Russo e Italiano (apesar da dupla cidadania ítalo-brasileira, meu italiano não passa de “The book is on the table”).

Tenho vários irmãos, todos mais inteligentes e mais estudados do que eu: 2 médicos,  2 advogados, 1 engenheiro, 1 psicanalista, 5 músicos, 2 artistas cênicos, 1 educador físico, 1 sociólogo… com várias pós-graduações e mestrados e doutorados…  – tenho apenas 4 irmãos e 1 irmã, mas alguns tem mais de uma profissão – … assim, caro cliente, você pode ficar tranquilo, que se algo eu não souber, perguntarei aos universitários da família! rsrs..)

Bem-vindo(a)s, entrem em contato, para saber mais ou agendar suas sessões ou iniciar um processo terapêutico.

Abraços! Marcelo

× WhatsApp